Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONTEÚDOS DO PRIMEIRO PERÍODO

                                                               1º ANO - FILOSOFIA - Consciência mítica; Cosmogonias e Teogonias; Condições históricas  para o surgimento da filosofia;Características do pensamento filosófico;Os Pré-Socráticos.
 1º ANO - SOCIOLOGIA - Introdução ao estudo da sociologia; As diferenças de gênero; As diferenças étnicas
2º ANO - FILOSOFIA  - O que é conhecimento?; Eu existo porque eu penso?; O conhecimento sensorial ou empírico; O conhecimento do senso comum e crítico;Pensamento e a redescoberta da razão; A questão do Método (Características do Método Científico); Relação entre sujeito e objeto na construção do conhecimento; Papel da experiência sensível no processo de construção do conhecimento.
2º ANO - SOCIOLOGIA  - Conceito de política, poder e autoridade na perspectiva das classes sociais, etnias (europeias, indígenas e africanas) e gênero; Globalização e uniformidade cultural: comer igual, vestir igual, amar igual; A globalização e a multiplicação das diferenças: todas as tribos.
Internet, TV digital. Os novos meios e a produção da cultura.
3º ANO - FILOSOFIA  - Existencialismo e Humanismo (SATRE); A Dialética da infinitude e da finitude humana (Eros e Tanatos) (Heidegger); Autonomia e Liberdade; Desconstrução do indivíduo e o reconhecimento do outro; As várias dimensões da liberdade (Ética Econômica e Política); A liberdade como fundadora do humano; Liberdade e Determinismo;O determinismo absoluto, o fatalismo e a liberdade.
3º ANO - SOCIOLOGIA  - Conceito de cultura, gênero e etnia. Identidade cultural (das etnias europeias, africanas, afro-brasileiras e indígenas);  Identidade de gênero e diversidade sexual; O sujeito e a sociologia: racismo, sexismo, homofobia, pobreza e globalização: diferentes práticas, conceitos e abordagens.
,